Nasceu Elizabeth Motta Coelho, filha de Hermenegildo da Silva Coelho e Maria Motta Coelho.
Formação acadêmica:
Iniciou seus estudos na Escola Rural Roque Vieira, em seguida foi para o Grupo Escolar Chagas Pereira, localizado no centro de Aparecida.
Cursou o ginásio na Escola Nogueira Nogueira da Gama e o magistério na Escola Normal Conselheiro Rodrigues Alves, localizadas em Guaratinguetá, SP.
Carreira:
Sua carreira no magistério teve início como professora substituta na escola do bairro São Geraldo no Grupo Escolar Chagas Pereira. Entretanto, foi em São Luiz do Piraitinga que se efetivou como professora titular e em maio de 1952 transferiu-se para a Escola Mista da Ponte Nova, em Monteiro Lobato.
Em abril de 1953 passou a lecionar no Grupo Escolar Monteiro Lobato, hoje E.E Maria Ferreira Sonnewend, onde lecionou por dezessete anos.
Removeu-se para o Grupo Escolar Santana do Paraíba, em São José dos Campos em fevereiro de 1970.
Aposentou-se em 1o. de abril de 1986 aos 58 anos de idade e 33 de magistério.
Vida pessoal:
Casou-se com Bernardo Micheletto, nascido em Monteiro Lobato, SP, e passou a se chamar Elizabeth Coelho Micheletto, e teve cinco filhos: Maria Bernardete, Márcia, José Bernardo (Nanado), José Geraldo e Maria Cláudia.
Outras atividades:
Em Monteiro Lobato, a profa. Elizabeth deu início a uma etapa muito produtiva na prática de suas atividades, sempre com o objetivo de contribuir na melhora da educação escolar, especialmente na alfabetização, área religiosa (catequese) e cultural promovendo a leitura com seus alunos e comunidade lobatense, o que é atestado por seus alunos e pessoas que conviveram com ela.
Sua ativa participação na comunidade e exemplo de vida foram os melhores instrumentos pra difundir suas convicções e ensinamentos.
Uma amostra concreta dessa participação foi seu empenho pra angariar fundos e organizar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que já completa 56 anos.
Micheletto é patronesse da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Coelho Micheletto, em Monteiro Lobato.
Foto oficial de Elizabeth Coelho Micheletto no hall da escola. |
nascimento.
Elizabeth morreu com 66 anos, em 1994, vítima do Mal de Alzheimer.
Foi nessa bela escola que trabalhei como inspetora de alunos de 6 de fevereiro de 2012 à 1o. de março de 2013, na gestão da diretora Marlene Toledo. Atualmente a direção está a cargo de Marina Luciene.
Fiz ótimas amizades... e fui muito, muito feliz.
Nessa escola, nos dias de hoje, as profas. Elaine Silva e Margareth Fonseca convidam, ainda, seus alunos nos moldes de antigamente: hoje vamos conhecer a casa da professora.
Palmas para elas, que elas merecem!
Muito obrigada à profa. de Educação Física Cristina de Jesus Monteiro que gentilmente e sem demora me enviou a foto oficial da escola. Beijos, Cris.